3 de agosto de 2010
"Jooji Hato esteve no 32ª Festival Sendai Tanabata Matsuri"
Estive presente em 24 de julho de 2010, na 32ª edição do festival Sendai Tanabata Matsuri -Festival das Estrelas promovido pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) e também por Miyagui Kenjikai do Brasil.
O Tanabata Matsuri realizado no bairro da Liberdade é conhecido como a maior festividade tradicional do Japão no Brasil e atrai visitantes de todos os estados do País.
As principais ruas do bairro são enfeitadas com bambus, folhagens e papéis coloridos que simbolizam as estrelas em um artesanato típico dos orientais, que revelam a sensibilidade e beleza da cultura japonesa.
A festa é uma homenagem a uma antiga lenda de quatro mil anos e inspirada nas estrelas Vega e Altair.
Segundo relatos uma princesa chamada Orihime conheceu o pastor Kengyu e os dois se apaixonaram. O casal deixou de realizar suas tarefas diárias para dedicar-se a esta paixão.
A princesa que era uma excelente tecelã deixou de produzir as mais belas peças de seda, por isso o casal foi punido, sendo eles transformados em estrelas e separados pela via láctea.
Comovido com a tristeza dos namorados, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os dois, num dia de julho, mês que é comemorado o Tanabata Matsuri. Conforme a lenda em agradecimento o casal atende aos pedidos escritos no tanzaku (papeleta colorida) e amarrados nos bambus pelos participantes do evento.
Participei de todas as edições do Festival que representa a dança das estrelas e Fico feliz , pois o Tanabata atrai muitas pessoas ao bairro da Liberdade, e celebra a união de um casal e o fortalecimento do amor.
A lenda semeia o carinho entre os homens e mulheres de bem e é um exemplo para uma sociedade que precisa resgatar valores como respeito, compaixão,tolerância e fraternidade no convívio em sociedade.
Jooji Hato
Deputado Estadual
15622
Marcadores:
cultura,
festival,
Festival das Estrelas,
Japão no Brasil,
jooji hato,
lenda,
Miyagui Kenjikai do Brasil,
Sendai Tanabata Matsuri,
sociedade,
vereador jooji hato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário