6 de agosto de 2010

"Data Oficial da Paz foi lembrada conforme lei de Jooji Hato"


Vítimas de Hiroshima são homenageadas por lei.


A lei 9.962/85 de minha autoria foi decretada em agosto de 1985 por Mário Covas, na época prefeito de São Paulo.

Com a regulamentação foi instituído que 06 de agosto deve ser lembrado como a “Data Oficial da Paz” ou “Dia Mundial da Paz”.


Este período marcou a história, pois em 1945, neste mesmo dia ocorreu o lançamento da bomba atômica em Hiroshima.

O crime nuclear contra Hiroshima matou aproximadamente 145 mil japoneses, destes apenas 20 mil eram militares. A cidade de 350 mil habitantes foi devastada pela intolerância e crueldade dos Estados Unidos da América que decidiu despejar o terror atômico sobre duas cidades japonesas, bombardeando também em 09 de agosto Nagasaki, vitimando cerca de 75 mil seres humanos.

Outra barbaridade cometida contra a humanidade foi o holocausto nazista, estima-se que houve o extermínio de 6 milhões de judeus durante a segunda guerra mundial.

Como representante do povo na Câmara dos vereadores de São Paulo, sempre lutei contra a violência e apresento projetos de lei que visam medidas de segurança para a população.

Sou médico e luto de forma incansável pela preservação da vida humana, o meu sobrenome “Hato” significa em Japonês “o pombo da paz”, e retrata a minha missão pessoal e também o meu trabalho político.

Em março deste ano, propus e presidi na Câmara a Sessão Solene em Memória às Vítimas do Holocausto, o requerimento que condena a negação do Holocausto como fato histórico atende à Resolução da Onu – Organização das Nações Unidas.

O documento proclamou perante a nação manter viva a memória do Holocausto, como uma ação de horror, e que futuras gerações possam conhecer a história e unir forças, para prevenir perseguições religiosas, preconceitos raciais e outras ações que violentam e matam pessoas banalizando o mal.

Entendo que, “numa guerra não há vencido e nem vencedor” e digo, “A Paz Mundial, dever de todos”.

Jooji Hato
Deputado Estadual
15622

Nenhum comentário:

Postar um comentário